Perguntas e Respostas sobre Custos

1. O que é Contabilidade de Custos.
A contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.

2. Quais os principais objetivos básicos da Contabilidade de Custos.
A contabilidade de custo foi desenvolvida para fornecer informações de custos para os usuários da contabilidade, além de cumprir uma exigência fiscal, é um valioso instrumento de gestão, fornecendo informações que possibilita à administração gerenciar suas atividades produtivas, comerciais e financeiras

3. Qual a relação entre os princípios da competência, prudência e uniformidade com a contabilidade de custos?
PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA: As receitas, as despesas e os custos devem ser reconhecidas na apuração do resultado do período a que pertencerem.
PRINCÍPIO DA UNIFORMIDADE (CONSISTÊNCIA): Diz que os critérios aplicados num período, nos registros contábeis e nos levantamentos deles decorrentes, devem ser mantidos nos períodos subsequentes.
PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA (CONSERVADORISMO): Pressupõe que na elaboração de demonstrações financeiras todas as despesas e prejuízos devem ser previstos e provisionados, mas as receitas nunca devem ser antecipadas antes que possam ser consideradas como realizadas.

4. A partir de que século a Contabilidade de Custos teve um grande desenvolvimento?
A contabilidade de custos, com caráter científico começou, efetivamente, em meados do século XIX, com a empresa industrial.

5. Por que é necessário que as empresas industriais tenham um bom sistema de Custos?
Como um complemento da contabilidade geral, a contabilidade de custos visa proporcionar a informação requerida pela gerência, bem como para determinar o valor exato dos estoques existentes, de produtos acabados e de produtos em fabricação, com a finalidade de controlar o processo produtivo da empresa.

6. Os fatores de custo de um produto em uma empresa industrial são os mesmos que em uma comercial?
Parcialmente. Para exemplificar: os custos fixos e os custos variáveis são diferentes de uma empresa para outra como por exemplo, enquanto a indústria tem gastos com matéria prima para produção a empresa comercial não tem.

7. Qual a diferença entre custos e despesas.
Os custos compreendem a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção ou fabricação de um produto ou execução de um serviço. Já as despesas compreendem os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativa, comercial e financeira, que direta ou indiretamente visa a obtenção de receitas


8. Qual a diferença entre custos diretos e indiretos?
Os custos diretos são aqueles que são facilmente atribuíveis a um determinado bem ou serviço (ex: materiais diretos, mão-de-obra direta). Já os custos indiretos são aqueles custos que beneficiam toda a produção de um bem ou serviço (ex: energia elétrica, aluguel, mão de obra indireta, etc.)

9. O que são considerados custos de transformação?
São os custos de transformação do material em produtos. É a soma de mão-de-obra indireta e custos indiretos de fabricação.

10. Qual a diferença entre custos fixos e custos variáveis?
Os custos fixos são aqueles que independem do volume de produção ou venda, representam a capacidade instalada que a empresa possui para produzir e vender bens ou serviços. Já os custos variáveis são aqueles que estão diretamente relacionados com o volume de produção ou venda, ou seja, quanto maior for o volume de produção, maiores serão os custos variáveis totais.

11. O que são custos semivariáveis?
São aqueles que possuem uma parcela fixa e uma variável.

12. Em que consiste o sistema de custeio por absorção?
Consiste na apropriação de todos os custos de produção (diretos e indiretos, fixos e variáveis) e somente os custos de produção, aos bens elaborados através de rateios em volume.

13. Existe alguma desvantagem de se utilizar o sistema de custeio por absorção?
Sim. Pois seu maior objetivo é de avaliar estoques e fornecer informações para fins de legislação, não se importando com a relevância das informações para administração da empresa, com isso é um método que muitas vezes falha, se utilizado como instrumento gerencial.

14. Em que consiste o sistema de custeio variável?
Consiste em apropriar apenas custos variáveis aos produtos, e os custos fixos são separados e considerados como despesas do período.

15. Existe alguma desvantagem de se utilizar o sistema de custeio variável?
Sim. Pois se for aplicado em empresas onde os custos variáveis representam uma pequena parcela no custo de produção do produto e os custos fixos grande parcela, o custo apurado estará abaixo do real.

16. O que são os Custos Indiretos de Fabricação – CIF? Exemplifique.
São todos os custos indiretos consumidos e/ou produzidos na fábrica.
Exemplos: depreciação, aluguel, salário do supervisor, energia elétrica.

17. Qual tratamento contábil deve ser dado ao desperdício ou perda?
Devem sempre ser contabilizados.

18. É verdade que o custo variável unitário é fixo, enquanto o custo fixo unitário é variável?
Sim. Em termos unitários, os custos variáveis permanecem constantes, já os custos fixos unitários podem oscilar dependendo do volume de produção ou venda.

19. O que significa Ponto de Equilíbrio (Break Even Point)? Como calculá-lo?
É o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.
A fórmula de cálculo é: Receita Total (RT) = Custo Fixo (CF) + Custo Variável Total (CVT)

20. Como usar a alavancagem operacional para prever o lucro?
As empresas com maior alavancagem , qualquer alteração no volume de vendas, causa um maior aumento nos lucros.

21. O que é margem de contribuição?
É quanto cada serviço ou produto vendido contribui para pagar as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o “lucro”.

22. Qual a legislação que exige que as empresas tenham uma contabilidade de custos?
Não há exigência fiscal.

23. O que é o custeio ABC?
O custeio ABC descreve a forma como uma empresa emprega tempo e recursos para atingir determinados objetivos. Para isto o ABC elimina os rateios simplistas praticados pela contabilidade tradicional, que não identificam claramente a utilização variada de recursos e adota alocações mais precisas baseadas nas atividades realizadas pela empresa e no consumo destas atividades pelos produtos.

24. O custeio ABC é indicado para empresas que tenham quais características?
Para as empresas cujos custos indiretos representam parcela significativa dos seus custos industriais totais; que tenham um processo produtivo complexo e/ou que trabalham com clientela diversificada.

25. Quais os principais autores e livros do Brasil que tratam de custos?
LEONE, George Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. São Paulo : Atlas, 1997.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
FERREIRA, Arlindo Adriano. Contabilidade de custos: matéria básica para concursos. 2 ed. Rio de Janeiro: Degrau Cultural, 1972.

26. Qual o papel de um Controller numa empresa?
O Controller deve exercer papel de responsável pela administração da empresa, preparando relatórios para o planejamento, avaliando as atividades que a empresa exerce, sendo um verdadeiro consultor interno, criando estratégias e auxiliando nas tomadas de decisões.

27. Qual a definição para Contabilidade Gerencial?
É o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras usadas pela administração para planejar, avaliar e controlar dentro de uma empresa e assegurar uso apropriado e responsável de seus recursos.

28. Qual a importância da análise estratégica de custos?
A análise estratégica de custos se inicia eliminando as atividades que não adicionam valor à companhia, com isso poderá reduzir os custos, como conseqüência, reduzir os preços passados para o mercado, ou seja, seus clientes e, estará utilizando desta área como um diferencial perante o concorrente, obtendo uma vantagem sobre eles.