segunda-feira, 14 de junho de 2010

Artigo

A contabilidade de custos na gestão empresarial

Flávia Lopes Miranda
Estudante do Curso de Ciências Contábeis, UNA
Aluna do Professor Alexandre Bossi

No universo globalizado atual em que o mercado encontra-se cada vez mais competitivo, as empresas precisam se adaptar de forma rápida às mudanças econômicas, principalmente no que se refere à concorrência externa e na gestão interna.
Para garantir sua sobrevivência e crescimento sustentado, as organizações necessitam de uma gestão de excelência empresarial, buscando melhores desempenhos e proporcionando sua manutenção no mercado.
A contabilidade atua de forma direta nessa gestão empresarial, com isso as empresas estão vendo a necessidade de aperfeiçoar cada vez mais a sua contabilidade interna, já que é através dela que se obtêm as informações relevantes para o controle organizacional, administrativo e essencialmente para o processo decisório.
A partir dessas informações, podemos colocar em prática a contabilidade gerencial, que tem por objetivo se conectar às diversas funções organizacionais como: controle administrativo, estratégico e operacional; custeio dos produtos e clientes. Se a empresa obtém essas informações de forma clara e precisa, tem condições de analisar sua participação no mercado, bem como melhorias nos custos de produtos e/ou serviços e preços de venda.
A contabilidade gerencial possui vários enfoques particulares, dentro deles a contabilidade de custos.
A contabilidade de custos é um sistema de caráter interno que identifica, mensura e informa os custos dos produtos e serviços, tornando-se uma ferramenta importante para a continuidade da empresa, já que fornece informações que auxiliam no processo de formulação de estratégias e tomada de decisões. É importante ressaltar que o controle científico e gerencial dos custos da empresa é necessário, mas não possui nenhuma obrigatoriedade e/ou exigência fiscal.
É imprescindível que a empresa aplique a contabilidade de custos e consequemente tenha um sistema de custeio eficaz que apure os custos e forneça as informações necessárias para o gestor, possibilitando a ele conhecer e analisar a evolução dos custos da empresa perante o mercado e seus concorrentes. É através da qualidade de seus produtos e principalmente da busca de custos que sobrevivam a um mercado competitivo que uma organização consegue prosperar e obter sucesso.
Essas informações de custos são tão importantes que quando uma empresa desconhece-as, não está conhecendo também o seu lucro, já que não tem informação de qual a margem de contribuição de seus produtos, qual o estoque mínimo a se produzir, qual o preço de venda ideal, enfim, não está ciente das ameaças que podem ocorrer à estabilidade econômica e financeira da empresa.
Além da gestão de custos, para concorrer no mercado a empresa deve sempre conseguir o diferencial, esse diferencial muitas vezes está nas pequenas coisas que conquistam os clientes, como por exemplo atendimento, design, qualidade, preços. As empresas normalmente utilizam a gestão de custos com o intuito de reduzir custos, apostando em ser uma forma de diferenciação, aumentando sua qualidade, fabricando novos produtos ou aperfeiçoando os produtos já existentes.
Enfim, conclui-se que a contabilidade de custos não é somente acompanhar os custos de cada bem ou serviço, mas sim solucionar problemas financeiros/econômicos e auxiliar nos processos de decisões atuais e futuras, tornando-se um importante instrumento de controle gerencial nas organizações.
Aprender essa disciplina sobre contabilidade de custos foi muito relevante para a minha carreira profissional, já que a partir do conhecimento dela, tive mais uma área contábil de interesse para atuar profissionalmente. Além disso, percebi que a gestão de custos é de suma importância para as empresas e pretendo explanar todo esse conhecimento adquirido através do Professor Alexandre Bossi, para todas as pessoas que demonstrarem interesse e para todas as empresas que eu venha a trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário